Laptops e problemas de postura


Laptops e problemas de postura

Com o preço cada vez mais baixo e a popularização das redes sem fio, mais e mais pessoas estão aderindo aos laptops. E com isto, um aumento exponencial de pessoas com problemas musculares, segundo os especialistas.

A cada dia, aumenta o número de pessoas que correm o risco de causar “dano irrecuperável” às suas espinhas dorsais, nucas, costas e ombros. Tudo por causa da má postura ao usarem seus laptops. Milhões de pessoas correm este risco, e especialistas dizem que 4 em cada 5 pacientes causam dano crônico aos nervos por trabalharem com computadores portáteis. 

Causas e consequências

Um dos principais problemas é que, além do grande aumento no uso de laptops, escritórios e casa só possuem mobiliário adequado ao uso de desktops, os tradicionais PCs “de mesa”. E por serem portáteis, é comum termos pessoas usando laptops das maneiras mais inusitadas: debruçadas, no colo, deitadas e até mesmo com o pescoço completamente curvado pra baixo, pelo fato da tela ser mais baixa em altura do que um monitor tradicional — mesmo quando sentadas em uma confortável mesa de escritório.
Um clássico uso de laptop: informal, descontraído, e destruindo sua coluna
Um clássico uso de laptop: informal, descontraído, e destruindo sua coluna

Após análise de dúzias de chapas de raio-x de diversos pacientes usuários de laptops, todos mostraram sinais fortes de degeneração em suas juntas e articulações. Está se tornando comum adolescentes de apenas 12 anos de idade com fortes dores nas costas e com problemas de postura aparente. Ou pessoas com idade entre 20 e 30 anos com arredondamento na base da nuca, causada por poucos anos olhando telas baixas e pequenas, sentado de maneira curvada em uma cadeira por longos períodos de tempo.
Outro perigo é a tendinite causada pelo repouso das mãos e pulsos na superfície elevada dos laptops. Há evidências que indicam que este hábito, comum entre usuários de laptop, faz com que o movimento nos nervos dos tendões sejam interrompidos do que seria sua movimentação normal, o que pode causar sérias lesões.
Aquela inocente debruçada pode acabar com a sua carreira mais cedo que você pensa…
Aquela inocente debruçada pode acabar com a sua carreira mais cedo que você pensa…

Dicas para evitar problemas

A portabilidade dos laptops faz com que seja tentador usá-los nas situações mais improváveis, como debruçado na sua cama ou com ele no colo no sofá. O grande segredo é não fazer isto por períodos muito longos, e respeitar os limites do seu corpo: se não está doendo naquele momento, não significa que não vá doer alguma hora. Pense bem na posição em que você está, e não abuse.
Na mesa de trabalho ou em casa, utilize um monitor, teclado e mouse convencionais. Faça de conta que ele é um PC tradicional que possui a vantagem de ser locomovido quando você precisar. Você vai ganhar em saúde e em produtividade
Se não for possível usar um monitor adicional, faça uso pelo menos de teclado e mouse, e compre um suporte que eleve a altura da tela do laptop para o alcance dos olhos, como um monitor tradicional. Existem diversas opções de suportes baratos e eficientes.
Suportes de laptops para DJs: evitando problemas de saúde e facilitando o trabalho
Suportes de laptops para DJs: evitando problemas de saúde e facilitando o trabalho
Se você é um dos muitos DJs que partiu para o mundo digital e está usando um laptop, cuidado ao ficar curvado sobre o mesmo. Adquira um suporte específico para laptop ou CDJ, como os que são fabricados pela gringa SpaceTek, que oferece suportes fixos, de parede e de pressão, que podem ser transportados facilmente. Ou, se a grana está curta, improvise utilizando um suporte de monitor tradicional.
Logitech Alto: solução de teclado e suporte combinados com alta qualidade 

Logitech Alto: solução de teclado e suporte combinados com alta qualidade

Por último, lembre-se das tradicionais regras de postura e ergonomia no mundo da informática: costas retas na cadeira, braços retos e relaxados sobre a mesa, com cotovelos em 90 graus, e pausas a cada 50 minutos para se esticar. Confira mais dicas no site  Ergonomia.com.br.

Fonte: Submusica

Postagens mais visitadas deste blog

Tutoriais sobre mixagem!

Quais são os melhores Pen Drives para DJ?

Serato ITCH 2 vem ai!