Áudio no Windows XP para DJ's

digital djing Áudio no Windows XP para DJs
O Windows Vista chegou, mas não agradou, e nem todos têm grana para um Mac. O jeito é continuar com o velho e bom Windows XP. Se você é DJ e se rendeu ao Final Scratch, Serato, Torq, BCD2000, ou outras formas de tocar com mp3, aqui tem dicas para fazer seu laptop rodar de maneira estável.

Laptops (ou notebooks, se você preferir) são a bola da vez. Cada vez mais potentes e mais baratos, mesmo os modelos mais econômicos (na casa dos 2.500 reais) têm potência de sobra para encarar uma das muitas formas de discotecagem digital, seja por emulação com vinis, como no caso dos populares Final Scratch ou Serato Scratch Live; ou ainda através de controladores midi.

Some ainda a dificuldade cada vez maior de se importar discos de vinil; o preço absurdo dos CDJs; as lojas de mp3 como Beatport e a Digital Tunes; a flexibilidade dos programas de DJing como o Traktor DJ Studio 3, MixVibes e Virtual DJ, e pronto, a conta fechou: é muito mais vantajoso partir pro mundo da discotecagem digital.
traktor beatport Áudio no Windows XP para DJs
A integração do Traktor DJ Studio 3 com o Beatport: compre e toque na mesma tela

São muitas as vantagens, mas ainda há um sério problema: a instabilidade do Windows. Mesmo a versão mais nova, o Windows Vista, não resolveu boa parte dos problemas que afligem os DJs. Os Macbooks estão longe de sofrer destes problemas, mas infelizmente nem todos têm acesso a uma máquina Apple. Imagine se, no meio de uma apresentação, a máquina resolve engasgar, deixando a pista sem música no auge da festa?

Depois de três anos lidando com Final Scratch 2 e com o Behringer BCD2000, juntei algumas dicas interessantes para você deixar o seu Windows XP nos trinques para tocar com mp3. Estas dicas servem não só pros sistemas acima, mas também para quem usa Ableton Live, ou mesmo para quem produz usando softwares de áudio como o Cubase, Reason ou o Logic.
Vamos lá:

1 – Qual versão do Windows XP usar?
 
Quem usa o XP há tempos sabe que depois do Service Pack 2 (SP2) ele ficou um pouco mais lento. Mas em compensação, vários problemas foram resolvidos, então, antes de mais nada, utilize sempre o Windows XP com o SP2 instalado. Afinal, velocidade sem estabilidade de nada adianta.
windows systray Áudio no Windows XP para DJs
Seu Windows parece que está colecionando ícones desde 1983?

2 – Windows instalado de fábrica? Nem pensar!
 
Todo laptop que se preze vem com um Windows já instalado de fábrica, e os fabricantes sempre procuram colocar alguns programas a mais, com o objetivo de agregar valor. Porém, em muitos casos, estes programas mais atrapalham que ajudam, e você nunca sabe que tipos de problemas eles podem causar. Principalmente os notebooks das marcas Sony e Asus, os mais entulhados do mercado — os da Asus chegam ao cúmulo de carregar 16 ícones ao lado do relógio do Windows, e virem com mais de 20 programas instalados, deixando o sistema lento logo na primeira vez que você o roda.

Logo, vença a preguiça: verifique se os seus CDs de instalação vêm com o Windows e os utilitários e drivers separados. Se sim, ótimo: reinstale o Windows e instale apenas os drivers essenciais, como os da placa de vídeo. Se não, vá até o site do fabricante e baixe os drivers um a um (lembre-se de fazer isto ANTES de reinstalar o Windows, pode ser que ele não reconheça sua placa de rede com ou sem fio).
windows bateria Áudio no Windows XP para DJs
Desabilitando o gerenciamento de bateria do Windows XP (em inglês)

3 – Gerenciamento de bateria e dispositivos de áudio
 
Um dos maiores causadores de engasgos no áudio do XP é o seu gerenciamento de bateria, que é ativado quando se instala o mesmo em um laptop. Ele é o responsável por desligar os periféricos a todo o momento, visando poupar energia. Acontece que um bug faz com que dispositivos de áudio como placas de som USB ou firewire sejam “desligados” a todo o momento, resultando em quedas no sistema de áudio. O resultado? O som é interrompido por alguns segundos de tempos em tempos. Isto acontece muito com usuários do BCD 2000 e do Final Scratch 2. Para resolver:
- Clique em Iniciar / Configurações / Painel de Controle / Sistema.
- Na janela Propriedades do Sistema, clique na aba Hardware. Clique em Gerenciador de Dispositivos.
- No Gerenciador de Dispositivos, abra o item Baterias. Nele há dois itens, o “Adaptador AC” e o “Método de Controle de Bateria”. Em cada um deles, dê um clique com o botão direito do mouse e selecione a opção “Desabilitar”. Reinicie o seu computador em seguida.
Pronto. Isto já deve resolver na maioria dos casos de quedas no sistema de áudio. A única diferença é que seu computador não saberá mais dizer quanto tempo de bateria resta, mas ela carregará e funcionará normalmente. Qualquer coisa, você pode ir lá e habilitar ambos.

4 – Impedindo que seu laptop durma
 
O Windows tem outros esquemas para economizar energia. A Hibernação é um recurso que pode causar sérios problemas em diversos chipsets. Desabilite-a:
- Clique em Iniciar / Configurações / Painel de Controle / Opções de Energia
- Na aba “Hibernação”, desmarque a opção “Habilitar a hibernação”

5 – Evitando desligamentos acidentais
 
Existem algumas teclas que, quando pressionadas, fazem o laptop entrar em modo de espera ou sair desligando sozinho. Isto nunca acontece sem você apertar algo, mas é melhor evitar acidentes e reconfigurar estas opções:
- Clique em Iniciar / Configurações / Painel de Controle / Opções de Energia.
- Na aba “Esquemas de energia”, ligue a opção “Sempre ligado”. Cerifique-se que o sistema nunca desligue os discos rígidos nem entre em estado de espera.
- Na aba “Avançado”, configure para que o computador “não faça nada” quando você fechar a tampa do laptop, e “pergunte o que fazer” quando você apertar os botões de desligar ou suspender.

6 – Desligue o que for desnecessário
 
Em casos mais extremos, pode-se desligar alguns periféricos e acessórios que podem atrapalhar sua performance. São eles: redes sem fio, bluetooth, drives externos, drives de CD/DVD, e demais periféricos USB que não estiverem em uso. Siga as instruções do manual do seu laptop para tal.

7 – Memória, muita memória
 
Alguns programas como o Traktor ou o Final Scratch rodam com configurações modestas. Mas é sempre bom ter mais memória RAM, pois assim o programa poderá carregar os arquivos mp3 inteiros na memória, sem precisar ficar lendo os arquivos no disco rígido o tempo todo. 512 MB já rodam bem vários programas de áudio, mas prefira ter no mínimo 1 GB para poder trabalhar com segurança.
bcd2000 drivers Áudio no Windows XP para DJs
No BCD2000 é possível conseguir até 4ms de latência, mas só se seu laptop aguentar!

8 – Latências ASIO: quanto menores, mais arriscadas
 
Placas de som profissionais têm controle de latência ASIO que pode ser ajustado. Quanto menor a latência, menos tempa leva para que seus comandos interfiram no áudio — o que é essencial quando se está usando o computador para tocar. Porém, quanto menor a latência, mais suscetível à engasgos no áudio seu sistema fica: tudo depende da sua configuração. Tenha em mente que abaixo de 10ms o cérebro humano não consegue distinguir diferenças.
A não ser que você pretenda fazer scratches ou manobras arrojadas, utilize algo em torno dos 15 ms. É mais seguro. Lembre-se do ditado: devagar e sempre. icon smile Áudio no Windows XP para DJs

9 – Atualizar? Nem sempre.
 
Comumente vemos muita gente dizendo que sempre devemos manter drivers e tudo o mais atualizados. Bom, isto é verdade em parte: se algo não está quebrado, então não tente consertar. Faça atualizações somente se tiver certeza que vai resolver algum problema que está tendo, e se não está tendo problema algum, não mexa. Atualize, sim, anti-vírus e anti-spyware e correções de segurança de seus programas de Internet, mas quanto aos drivers e aplicativos essenciais, muito cuidado — pode ser que durante uma atualização alguma incompatibilidade aconteça.

10 – Windows saudável, performance saudável
 
Por último, não poderia deixar de citar a clássica dica: mantenha seu Windows limpo e organizado. Evite instalar muitos programas, desfragmente o disco rígido regularmente, e desligue programas que não estiverem em uso — anti-vírus em especial. São várias dicas de otimização que podemos encontrar facilmente pela Internet, e que nem cabem citar aqui. Procure visitar sites como o Baboo e o Fórum PCs, eles estão repletos de dicas sobre como melhorar a performance do Windows e mantê-lo saudável.
Tem mais alguma dica importante que ficou de fora? Então deixe ela em um comentário logo abaixo. Assim que tivermos mais dicas novas, vamos publicá-las aqui. Até a próxima!

Fonte: DJ Ban 

Postagens mais visitadas deste blog

Tutoriais sobre mixagem!

Quais são os melhores Pen Drives para DJ?

Serato ITCH 2 vem ai!