Tutoriais sobre mixagem continuação

Olá pessoal, tudo certo?

Dando continuidade aos tutoriais sobre mixagem, neste post estou falando sobre dicas de equalização o que deve tirar de cada instrumentos.
Mas lembrem-se não são regras e sim dicas, seu ouvido é sua melhor ferramenta.

Boa leitura a todos!

Mixagem - EQing 1: 

Existe apenas uma regra para mixagem: se você gosta do que ouve, está certo.

Você pode fazer o que quiser. Não importa o que seja, se você está gostando do que as suas caixas estão te mostrando, é porque você fez a coisa certa (mesmo que ela esteja “errada”). No entanto existem alguns princípios que são basilares para que você acerte, mesmo errando. É preciso conhecer esses princípios para subvertê-los, afinal, música é arte e arte é experiemntação.

Um desses princípios é a ordem dos efeitos que serão usados em uma mixagem. Normalmente, o EQ é o primeiro deles. Ele irá servir para preparar o terreno da sua mix. Porque nessa primeira rodada de EQ você não irá corrigir nada, apenas limpar o que está sobrando.

Recomendo usar o BX_Cleansweep V2 nessa etapa para evitar a tentação de dar ganho em alguma frequência. Agora é hora de tirar e o único movimento permitido é abaixar o fader.
 










Supondo que você tenha uma música padrão de rock n roll, bateria, baixo, guitarra e voz. O que fazer com o EQ nessa primeira rodada?

Eu faço o seguinte a princípio:


Bumbo: tiro tudo acima de 10 khz
Caixa: tiro tudo abaixo de 50 Hz
Esteira: tudo acima de 15 khz
Toms e surdo: tiro tudo abaixo de 100 khz
Over: tiro tudo abaixo de 100 hz
Hi hat: tudo abaixo de 1 kHz

Baixo: Tiro tudo acima de 10 Khz no sinal de linha. 
Se tiver um sinal de amp, eu tiro tudo abaixo de 50 Hz
Guitarras: Tiro tudo abaixo de 100 Hz
Voz: Tiro tudo abaixo de 160 Hz, depende da voz

Se tudo correu bem, a sua mix está mais nítida agora e você consegue ouvir melhor cada instrumento. Isso acontece porque equalizar é como arranjar espaço para os seus elementos. Imagine a faixa de frequência como um espaço físico em que é preciso acomodar cada instrumento. Cada um precisa soar nítido, sem mascarar o outro. Ao limpar essa sujeira, você está liberando espaço que estava sendo ocupado inutilmente.

Você não precisa ouvir os graves dos pratos nem os agudos do baixo. A guitarra não precisa de 50 Hz para soar pesada e não existe informação útil abaixo de 200 Hz em um vocal.

Pense nisso: Mesmo se você quiser sujeira na sua música, ela precisa estar limpa para soar… suja!


E você o que achou dessas dicas? 

Um abraço e até o próximo post.

Fonte: Clube dos Produtores
 

Postagens mais visitadas deste blog

Tutoriais sobre mixagem!

Quais são os melhores Pen Drives para DJ?

Serato ITCH 2 vem ai!