Mixagem - Truques simples - EQ

Olá pessoal, tudo certo?

Dando continuidade aos tutoriais sobre mixagem, neste post estou falando truques de equalização.

 
Mas lembrem-se sempre não são regras e sim dicas, seu ouvido é sua melhor ferramenta.

Boa leitura a todos!

Que tal ter umas cartas na manga pra melhorar o seu som? Vou passar alguns truques simples que podem ser usados em qualquer situação.

Vamos começar com o mais básico, a equalização.

Essa é a regra de ouro dos equalizadores: inverta o raciocínio. Quando algum elemento da mix estiver mascarado, não significa que está faltando determinada frequência, na verdade, todas as outras estão sobrando. Se a guitarra encobre o vocal, não dê ganho na voz, diminua na guitarra as frequências problemáticas, por exemplo.

  • Um bumbo que não consegue cortar a mix normalmente está sendo encoberto pelo baixo. Tira um pouco dos médios graves do baixo e se o problema persistir, ataque a guitarra.
  • Equalizações em paralelo são ótimas para dar profundidade a algum elemento. Gosto de ter um track limpo de vocal e outro só com os médios, abaixo de 1 kHz.
  • Duplique os canais dos overheads da bateria e, em um deles, atenue os agudos. Vai dar peso.
  • Corte todas as frequências inúteis. Seu baixo não precisa de agudos, nem os vocais de subgraves.
Equalize sem equalizadores: use o microfone adequado para cada tipo de instrumentos e já corte na gravação a informação que você não irá usar. Use e abuse dos atenuadores de microfones.

A resposta de frequência de um instrumento é determinante para o seu posicionamento na mix. Sons agudos tendem a dar a impressão de estarem mais próximos. Quanto mais abafado um elemento, mais distante ele estará do ouvinte.


E você o que achou dessas dicas? 

Um abraço e até o próximo post.

Fonte: Clube dos Produtores

Postagens mais visitadas deste blog

Tutoriais sobre mixagem!

Quais são os melhores Pen Drives para DJ?

Serato ITCH 2 vem ai!