Tutoriais sobre mixagem continuação...

Olá pessoal, tudo certo?

Dando continuidade aos tutoriais sobre mixagem, neste post estou falando sobre dicas de boost em frequências de cada instrumentos.
Mas lembrem-se não são regras e sim dicas, seu ouvido é sua melhor ferramenta.

Boa leitura a todos!

Mixagem - EQing 2:

No outro artigo o único movimento permitido era abaixar o fader. Mas e se você precisar acentuar alguma frequência para fazer o elemento cortar a mix e aparecer?
Dar boost em frequências não é proibido (aliás, nada em produção musical é), mas esse deve ser o seu último recurso se tudo o mais tiver falhado e você não puder regravar o material. Afinal, se algo não soa bem, é porque houve algum problema na gravação ou no arranjo.
Via de regra, quando se acentua uma frequência, o parâmetro Q deve ser bem alto para que você consiga atingir cirurgicamente a frequência que precisa aparecer. Caso contrário, outras frequências indesejáveis aparecem, mascarando algum outro instrumento. Quem nunca deu boost em 2kHz na guitarra e logo em seguida, em 2kHz no vocal? E o ciclo vicioso continua até que o seu ouvido sangre.
Em instrumentos mais graves, o Q não precisa ser tão cirúrgico, mas cuidado para não levantar ‘lama’ demais ou encobrir o peso da guitarra.
Cuidado para não dar boost em todos os elementos da mix. Quando isso acontecer, volte ao ponto de partida e mude seus conceitos. Talvez seja mais interessante cortar o que estiver sobrando do que acentuar o que estiver faltando.

E você o que achou dessas dicas? 

Um abraço e até o próximo post.

Fonte: Clube dos Produtores 

Postagens mais visitadas deste blog

Tutoriais sobre mixagem!

Quais são os melhores Pen Drives para DJ?

Serato ITCH 2 vem ai!